BIOGRAFIA - VIDA DE TERESA


Vida de Santa Teresa dos Andes - Maio 1919 - Abril 1920


Tendo entrado dia 7 de maio de 1919 no Carmelo de Los Andes, irmã Teresa inicia o seu postulantado de carmelita, primeira etapa de sua vida religiosa. Tem uma alegria muito profunda no seu coração por ter-se dado totalmente a Deus e ter renunciado ao que tinha de mais caro (sua família) para seguir o Cristo. Desde o princípio, se esforça em cumprir a Regra com perfeição, fidelidade e muito amor. Se oferece para os trabalhos mais humildes e degradáveis. Para ela, a vida da carmelita consiste em três coisas: amar, sofrer e rezar pela conversão dos pecadores, pela santificação dos sacerdotes e da Igreja.

Com a permissão de sua priora, que compreende que a postulante é uma alma excepcional, Teresa tem uma atividade epistolar intensa. Suas cartas irradiam o amor de Cristo e a alegria de pertencer totalmente a Ele. Algumas de suas amigas, comovidas com seu testemunho, entrarão na vida religiosa.

Dia 8 de setembro de 1919, Teresa é aceita à tomada de hábito. Recebe o hábito do Carmelo dia 14 de outubro de 1919 em presença de sua família e de numerosas amigas vindas de Santiago. Todos percebem sua alegria.

Teresa recebe do Senhor graças preciosas de união, mas não está isenta de provações. Sofre tentações e aridez interior Tem uma relação privilegiada com sua priora, mas a irmã pedagoga, que ajuda a priora com o noviciado, a faz sofrer muito com suas constantes correções.

Nos primeiros dias de março de 1920, Teresa declara ao confessor da comunidade que tem só mais um mês de vida. Lhe pede permissão para fazer penitências extraordinárias. O confessor não crê em suas palavras e lhe diz de contentar-se em observar fielmente a Regra do Carmelo.

Apesar da enfermidade que vai conduzi-la à morte, Teresa participa de todos os exercícios da Quaresma, inclusive os jejuns rigorosos.

Dia 2 de abril de 1920, Sexta Feira Santa, Teresa começa sua Via Sacra seguindo o Cristo. Passa longas horas em oração nesse dia. As irmãs se dão conta que tem muita febre e a obrigam a descansar.

Vários médicos a examinam, mais não conseguem fazer diminuir a febre. Diagnosticam um tifus avançado.

Dia 7 de abril, Teresa faz sua profissão religiosa in articulo mortis. Segundo o costume, uma noviça em perigo de morte pode pronunciar seus votos (contudo, se ela não morrer, deve voltar ao noviciado).

Depois de muito sofrimento físico e espiritual, Teresa entrega sua alma a Deus dia 12 de abril de 1920 às 7 da tarde. “Para uma carmelita a morte nada tem de espantoso. Vai viver a vida verdadeira. Vai cair nos braços daquele que ela amou na terra sobre todas as coisas. Vai mergulhar eternamente no amor.”

As exéquias são celebradas dia 14 de abril. A capela do convento é invadida por muitas pessoas que, apesar de não terem conhecido Teresa, vêm, dizem elas, para venerar a santinha que morreu. A fama de santidade de Teresa, então, é imediata e crescerá os anos seguintes. Muito cedo vêm no convento de Los Andes pessoas que dizem ter recebido graças de Deus pela intercessão de Teresa.

Dia 23 de novembro de 1920, Rebeca, irmã menor de Teresa, entrou no Carmelo de Los Andes, convencida de que Deus a chama a tomar o lugar deixado por sua irmã. Seguiu com valor os passos de Teresa e morreu santamente em 1942.

 

 

Haut de page